segunda-feira, 9 de abril de 2012

A história dos cupcakes!


Curiosidade sobre os novos donos do pedaço!
O cupcake se desenvolveu nos Estados Unidos no século XIX (19), e foi revolucionário devido ao tempo que economizava nas cozinhas.
De acordo com historiadores, há duas teorias para a origem do nome “cupcake”. A primeira, pois eram bolos assados em xícaras (em inglês - cups) e a segunda, os ingredientes utilizados eram medidos em xícaras, e não peso.
No início, cupcakes também eram chamados de bolos de “números”, pois era fácil lembrá-los pelas quantidades de ingredientes utilizados em sua receita: 1 xícara de manteiga, 2 xícaras de açúcar, 3 xícaras de farinha, 4 ovos, 1 xícara de leite e 1 colher de chá de bicarbonato de sódio. Obviamente, hoje os cupcakes aparecem em uma variedade enorme de receitas e decorações – mas essa foi uma das primeiras receitas para o que hoje nós chamamos de cupcakes.
Desde sua criação, os cupcakes se tornaram parte de uma tendência cultural popular no mundo gastronômico. Eles conquistaram uma enorme gama de confeitarias dedicadas exclusivamente à sua comercialização e, nem preciso dizer, firmaram-se também no mercado de delícias e guloseimas dos brasileiros!
No Vivian Feldman Atelier Escola os cursos de cupcakes são práticos e completos. Todos fazem as massas, recheios, coberturas e decorações criativas e diferenciadas, utilizando bicos de confeitar e pasta americana. O cronograma completo de aulas encontra-se no site www.vivianfeldman.com.br
Aproveite!!!
 


segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

CAKE POPS!

Se você gosta de bolo e se você gosta de chocolate, então vai adorar cake pops - bolinhos decorados que cabem em uma mordida! Lindos, divertidos e deliciosos, os cake pops são a maior sensação em qualquer evento ou ocasião. Tente em aniversários, chás de cozinha e bebê, casamentos, datas comemorativas, e por aí vai!


Segue uma receitinha pra vocês!!!

Bolo branco
Rendimento: 40 pops – pode variar de acordo com o tamanho de cada bolinha.
Tempo de forno: 35 a 40 minutos.
  • 3 xícaras de farinha de trigo
  • 2 colheres de chá de fermento em pó
  • ½ colher de chá de sal
  • 1 xícara de manteiga (200 gramas)
  • 2 xícaras de açúcar refinado
  • 4 ovos
  • 2 colheres de chá de essência de baunilha
  • 1 xícara de leite
Pré aqueça o forno a 180oC. Forre com papel manteiga uma assadeira de aproximadamente 20 X 8 cm, ou unte e enfarinhe.
Em um recipiente misture a farinha, o fermento e o sal. Reserve.
Em uma batedeira bata a manteiga e o açúcar até obter um creme leve e claro. Adicione os ovos, um a um, passando a espátula nas laterais da batedeira entre cada adição, depois a baunilha, e bata até incorporar. Adicione a mistura de farinha alternadamente com o leite, começando e terminando com a farinha. Despeje a massa na assadeira e leve ao forno.
Depois de frio, leve o bolo ao processador e adicione um dos ingredientes da lista que segue e processe até formar uma massa homogênea (a quantidade irá variar, adicione o suficiente para dar liga).
Alguns recheios que podem ser adicionados ao bolo:
·         Cream cheese batido com um pouco de açúcar de confeiteiro
·         Doce de leite pastoso
·         Brigadeiro
·         Creme de amendoim
·         Marshmallow
·         Doce de banana/ doce de abóbora/ goiabada
·         Oleaginosas picadas para crocância
Para preparar os cake pops, faça bolinhas com a massa e leve à geladeira. Derreta o chocolate. Mergulhe a ponta do palito no chocolate e espete o cake pop. Banhe no chocolate e decore com os confeitos que desejar!

***Não há regras quando falamos de cake pops. Brinque com todos os recheios que puder pensar, lembrando apenas que ficarão fora da geladeira. Para os bolos você pode também utilizar suas próprias receitas, ou até comprá-los prontos.